A origem do Manzai

Manzai é um entretenimento tradicional do Japão (diálogo cômico em dupla). Celebram o Ano Novo fazendo visitas as casas, desejando segurança e prosperidade a cada família. Dizem que Owari-Manzai da região de Chita originou-se na Era de Kawakura (1192~1333).

movie


Tayu e Saizo

O estilo básico de Manzai é representado por duas pessoas como um grupo em cena, um se chama Tayu que recita as palavras alegres com um leque na mão e outro é o Saizo que anima num canto tocando o tambor. Dependendo do programa, há casos que Saizo passa a ter de duas a quatro pessoas a mais. Atualmente o Manzai é representado por duas pessoas.

movie


Cinco tipos básicos de Manzai

Owari-Manzai contém cinco tipos básicos de Manzai. O monge Mujuu Kokushi foi o primeiro Hokekyo-Manzai da Era de Kamakura e depois se criaram mais quatro Manzais, que se trata de grou e a tartaruga que representam o símbolo de longevidade, e os sete divindades da fortuna e saúde.

movie

 

start movie


Manzai de três composições

No final da Era de Edo, se introduziu o estilo novo que se chamava Sankyoku-Manzai. Sankyoku-Manzai imitava os conteúdos de Kabuki e Jyoururi e utilizava três instrumentos de tambor, arco e shamisen. Com este estilo, Owari Manzai se fazia popular em todo o Japão na Era de Meiji.

movie


Atualidade de Owari-Manzai

Atualmente não há muita gente que pode representar o Manzai. “Associação de Conservação Owari-Manzai” trabalha para conservar a tradição, estão fazendo a apresentação do Manzai em várias regiões.

movie